Pular para o conteúdo principal

A ESPOSA DO CORDEIRO

 


1. Introdução

 

Pretendo abordar sobre esta linda história que revela o amor do ETERNO, mas não menos condicional para com a Esposa do Cordeiro. Hoje muitos se declaram como a Esposa do Cordeiro. Há um certo engano quanto a isso, achando que tal “igreja”, “instituição” ou “movimento” é a Esposa do Cordeiro. Segundo o ETERNO de Israel, SÓ HÁ UMA ESPOSA DE YESHUA, e sendo assim, há muitas esposas por aí que não são de fato a Esposa do Cordeiro Yeshua.

 

2. O Contrato de casamento é firmado entre o ETERNO e Israel

 

As Escrituras, mais especificamente na Torah, relata que o ETERNO firmou uma aliança com Israel no monte Sinai, ou seja, um contrato de casamento e este contrato é nada mais e nada menos que a Torah - os seus estatutos, ordenanças e mandamentos, isto é, as Suas Palavras, onde é firmado um compromisso de fidelidade.

 

Assim como Abraão mandou seu servo buscar a esposa para Isaque, seu filho, assim o ETERNO mandou Moisés buscar uma esposa para o Seu Filho, o Cordeiro. E lembremos que assim como Rebeca tinha a liberdade de não aceitar ser esposa de Isaque, sendo livre para escolher, da mesma forma Israel também teve a liberdade de não querer sair do Egito, de não ir com Moisés e não aceitar a aliança com o ETERNO.

 

O ETERNO disse SIM à Israel e Israel disse SIM ao ETERNO:

 

Então, o povo respondeu à uma: Tudo o que o Senhor falou faremos. Êxodo 19.8 

 

Este casamento foi confirmado com o sangue da aliança:

 

Então, tomou Moisés aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o SANGUE DA ALIANÇA que o Senhor fez convosco a respeito de todas estas palavras. Êxodo 24:8

 

3. A Aliança do casamento é quebrada e posteriormente restaurada


Como a congregação de Israel - a Esposa do Cordeiro - quebrou o contrato de casamento, precisou ser restaurada pelo sangue do Cordeiro (Jr 31.31 / Hb 8.8)

 

 Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da aliança derramado em favor de muitos. Marcos 14:24 (Note a semelhança entre as palavras de Moisés e de Yeshua.) 

 

Eis aí vêm dias, diz YHWH, em que firmarei nova (renovada) aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles quebraram a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz YHWH. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz YHWH: Na mente, lhes imprimirei a minha TORAH, também no coração lhes inscreverei; eu serei o seu Elohim, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece a YHWH, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz YHWH. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Jeremias 31:31-33

 

Eis aí vêm dias, diz YHWH, e firmarei nova (renovada) aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz YHWH. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz YHWH: na sua mente imprimirei A MINHA TORAH , também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Elohim, e eles serão o meu povo. E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece a YHWH; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Hebreus 8.8-12

 

Acima temos o ETERNO declarando que restaurará a aliança com quem? Com Israel (Efraim e Judá) - a Esposa do Cordeiro. E esta aliança é a restauração daquela feita no Sinai, porém diferenciada pelo fato da Torah (o contrato de casamento) não estar mais gravada em pedras, mas em cada coração. 

 

E perceba que o ETERNO informa que não se lembrará das transgressões de Israel, ou seja, terá misericórdia por Sua Esposa por ter quebrado a aliança e se prostituído.  

 

4.  A Nova Jerusalém - Cidade da Esposa do Cordeiro


Vejamos, então, o que nos mostra o Livro das Revelações (Apocalipse).

 

Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a ESPOSA DO CORDEIRO; e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, JERUSALÉM , que descia do céu, da parte de Elohim, a qual tem a glória de Elohim.

Apocalipse 21. 9-11

 

Neste verso está muito claro a posição de Jerusalém como Esposa do Cordeiro. E quem habita em Jerusalém? A quem foi dada a terra de Jerusalém? Vejamos:

 

Portanto, dize aos filhos de Israel: eu sou o YHWH, e vos tirarei de debaixo das cargas do Egito, e vos livrarei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes manifestações de julgamento. Tomar-vos-ei por meu povo e serei vosso Elohim; e sabereis que eu sou o YHWH, vosso Elohim, que vos tiro de debaixo das cargas do Egito. E vos levarei à terra a qual jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; e vo-la darei como possessão. Eu sou o YHWH.

Êxodo 6.6-8 

 

Assim temos declarado pelo ETERNO irrevogavelmente a possessão de Yerushalaim (Jerusalém) aos filhos de Israel. Logo, quando está afirmando que Jerusalém é a esposa do Cordeiro, está se afirmando que aqueles que estão em Jerusalém, ou seja, em Israel é Sua Esposa.

 

E fazendo uma observação, falamos que a Torah é o contrato de casamento. É interessante que um dos significados para Jerusalém é “ensino pleno e completo”, pois Jerusalém é uma junção de “ רה yarah “(ensino) e “ שלם shalem” ( pleno, inteiro, completo), desta palavra procede “ shalom” e de “Yarah” procede “torah”. Desta forma, aquele que está em Jerusalém é aquele que está no ensino completo, ou seja, está na Torah, e estar na Torah é estar no contrato de casamento. Portanto, os habitantes de Yerushalaim, são aqueles que estão casados com o Cordeiro.

 

O interessante é quando Yeshua fala à Jerusalém estando Ele ainda em carne nesta terra. Ele diz o seguinte:

 

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas e não quiseste? Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: bendito aquele que vem em nome do Senhor.

Lucas 13.34,35

 

Reparemos nestas palavras do Cordeiro Yeshua.


Ele parece estar falando sobre um casamento quando diz em querer reunir os filhos de Jerusalém semelhante a galinha, mas Ele diz que Jerusalém não quis, ou seja, Jerusalém não quis que Ele fosse seu marido e cuidasse de seus filhos. Então, Yeshua declara que Jerusalém ficaria deserta, ficaria sem família, e isto duraria até que Jerusalém voltasse a lhe dar as boas-vindas. Em outras palavras, até que Jerusalém torne a aceitá-lo como esposo, e assim Yeshua voltaria para ela e ela o veria novamente. Isso é lindo!!

 

E a cerca de Jerusalém está decretado pela boca dos Profetas do ETERNO:

 

Nunca mais te chamarão Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais Desolada; mas chamar-te-ão Minha-Delícia; e à tua terra, DESPOSADA; porque YHWH se delicia em ti; e a tua terra se DESPOSARÁ. Isaías 62:4

 

Porque, como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposarão a ti; como o noivo se alegra da noiva, assim de ti se alegrará o teu Elohim. Isaías 62:5

 

DESPOSAR-TE-EI comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias; Oséias 2:19 

 

DESPOSAR-TE-EI comigo em fidelidade, e conhecerás ao SENHOR. Oséias 2:20

 

Os textos acima deixam claro que Jerusalém não ficará deserta e de fato dará as boas-vindas a Yeshua seu Marido, o Cordeiro, e será desposada e habitada.

 

5. Muitas rainhas, concubinas e virgens, mas uma só Esposa

 

Talvez você se pergunte: “Ok, mas se Israel é a Esposa do Cordeiro, como fica as demais nações?” Bem, vejamos o que informa o livro de Catares de Salomão (Shir HaShirim), o qual faz uma analogia do Cordeiro e sua Esposa. Neste lindo livro está escrito assim:

 

Sessenta são as rainhas, oitenta, as concubinas, e as virgens, sem número. Mas UMA SÓ É A MINHA POMBA, a minha imaculada, de sua mãe, A ÚNICA, a predileta daquela que a deu à luz; viram-na as donzelas e lhe chamaram ditosa; viram-na as rainhas e as concubinas e a louvaram. Cantares 6.8,9

 

Observe que há rainhas, concubinas e virgens, porém só há uma ESPOSA. O Esposo expõe sua preferência a uma somente, a Sua Esposa, e ainda diz que as concubinas louvarão a Esposa.

 

Observemos outro texto do profeta Zacarias:

 

Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz YHWH. Naquele dia, muitas nações se ajuntarão a YHWH e serão o meu povo; habitarei no meio de ti, e saberás que YHWH TSEVA'OT é quem me enviou a ti. Então, YHWH herdará a Judá como sua porção na terra santa e, de novo, escolherá a Jerusalém. Zacarias 2.10-12

 

Portanto o ETERNO habitará em Jerusalém, mas também se ajuntarão muitas nações e serão povo do ETERNO. Essas nações ingressam em Israel, fazendo parte do Povo do ETERNO. 


No entanto, veja que o ETERNO declara que tomará Judá como porção e escolherá Jerusalém. Assim temos o foco do ETERNO em Jerusalém. As nações fazem parte do Plano do ETERNO, porém Jerusalém sempre foi e sempre será a Esposa do Cordeiro. 


Isso não quer dizer que as pessoas das nações serão rejeitadas pelo ETERNO. Estrangeiros sempre fizeram parte do Povo do ETERNO, eles sempre estiveram junto com Israel. Mas o que precisa ser entendido é que as nações devem entrar em Israel por meio do Cordeiro. Não há nenhuma substituição de Israel como esposa do Cordeiro, os estrangeiros simplesmente precisam entrar em Israel vivendo o contrato de casamento, como vimos, a Torah, e aceitar o sangue da Aliança, ou seja, o sangue derramado pelo Cordeiro. Não há “gentios” no Reino do ETERNO, os gentios deixam de ser gentios ao entrarem em Israel pelo sangue de Yeshua como diz em Efésios 2.11.

 

6. A Esposa do Cordeiro é da sua parentela

 

E para terminarmos, lembremos que no início fizemos uma analogia. Pois bem, Abraão ao mandar seu servo buscar a esposa para Isaque diz o seguinte:

 

Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo o que possuía: Põe a mão por baixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo Senhor, Elohim do céu e da terra, que não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais habito; mas irás à minha parentela e daí tomarás esposa para Isaque, meu filho.

Gênesis 24 2.4

 

Nesta declaração, Abraão diz para o servo tomar a esposa da sua parentela e não de entre os estrangeiros.

 

Sendo assim, a esposa do Cordeiro Yeshua também faz parte de sua parentela, ou seja, Israel. E quando sua esposa estiver pronta e ataviada, Ele voltará para ela.

 

Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Apocalipse 19.4

 

Vi também a cidade santa, a Jerusalém restaurada, que descia do céu, da parte de Elohim, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Apocalipse 21.2


Por Carlos Coléct

Texto revisado por Francisco Adriano Germano

Comentários

  1. Baruch Hashem por este forte assunto
    Mui obrigado pela oportunidade de uma leitura edificante!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO BARUCH HASHEM?

  A expressão judaica Baruch Hashem é a mais emblemática manifestação judaica de gratidão e reconhecimento, significando " Bendito seja o Senhor " ou " Louvado seja o Senhor ".   Baruch Hashem ( ברוך השם ) que traduzida para o português significa “ Bendito seja o Nome ” (em referência ao nome YHWH), é usada pelo povo judeu em conversas cotidianas como uma forma de expressar gratidão a Elohim por tudo. Muitas vezes é colocado no topo de cartas pessoais (ou e-mails), às vezes abreviado como B”H ou ב”ה .   É comumente usada em gentilezas trocadas. Por exemplo, quando se pergunta “ como vai você ”, a resposta apropriada é “ Baruch Hashem, vai tudo bem ”. Os usos mais típicos são: “ Baruch Hashem, encontramos uma vaga de estacionamento ” ou “ Deixei cair aquela caixa de ovos, mas Baruch Hashem, nenhum deles quebrou ”.   Em suas peregrinações pelas modestas comunidades judaicas da Europa Oriental, o sábio Baal Shem Tov indagava sobre a condição de seus conter...

FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO

    A história que reproduzirei a seguir foi contada pelo Rav Israel Spira zt"l (Polônia, 1889 - EUA, 1989), o Rebe de Bluzhov, que a testemunhou no Campo de Concentração de Janowska:   Todos os dias, ao amanhecer, os alemães nos levavam para fora do acampamento, para um dia de trabalho pesado que só terminava ao anoitecer. Cada dupla de trabalhadores recebia uma enorme serra e deveria cortar sua cota de toras. Por causa das condições terríveis e da fome, a maioria de nós mal conseguia ficar de pé. Mas nós serrávamos, sabendo que nossas vidas dependiam daquilo. Qualquer um que desmaiasse no trabalho ou deixasse de cumprir sua cota diária era morto na hora.   Um dia, enquanto eu puxava e empurrava a serra pesada com meu parceiro, fui abordado por uma jovem da nossa equipe de trabalho. A palidez em seu rosto mostrava que ela estava extremamente fraca.   - Rebe - sussurrou ela para mim - você tem uma faca?   Imediatamente entendi sua intenção...

O TERCEIRO TEMPLO E A PROFECIA: UM RITUAL QUE PODE REDEFINIR A HISTÓRIA

Nas próximas semanas, um acontecimento de grande relevância espiritual e geopolítica poderá marcar um novo capítulo na história de Israel e do Oriente Médio. Autoridades religiosas israelenses planejam realizar o aguardado sacrifício da novilha vermelha, um ritual ancestral descrito no livro de Números 19:2-10 , essencial para a purificação ritual e diretamente associado à reconstrução do Terceiro Templo — um elemento central nas profecias escatológicas judaicas.   Atualmente, um grande altar branco está em construção na Cidade Velha de Jerusalém, preparando o cenário para uma cerimônia que não ocorre desde os tempos bíblicos. O local escolhido para o rito, o Monte das Oliveiras, é estratégico e altamente sensível, situado em frente ao Monte do Templo, onde se encontram a Mesquita de Al-Aqsa e o Domo da Rocha — dois dos locais mais sagrados do islamismo. A realização do sacrifício nesse contexto pode intensificar tensões religiosas e políticas, com possíveis repercussões no e...