Pular para o conteúdo principal

O QUE YESHUA QUIS DIZER QUANDO FALOU PARA NÃO DAR "AOS CÃES O QUE É SANTO"



Yeshua disse: 

“Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem” (Matityahu/Mateus 7:6).


As interpretações desse versículo variam e, algumas são completamente estranhas ao seu contexto. Alguns até o aplicam literalmente, dizendo que é pecado dar as sobras da mesa (já abençoadas através da oração) ao cão doméstico. Mas mesmo uma leitura superficial do contexto, a qual é a mensagem mais espiritual já transmitida ao homem, mostra que Yeshua não se refere a cães de estimação ou porcos literais. Sua mensagem é claramente espiritual.


Yeshua usa animais aqui, como em outros lugares, para representar as características espirituais de certas pessoas. Do mesmo modo, ele chamou Herodes de raposa (Lucas 13:32) e os fariseus de “serpentes, raça de víboras” (Matityahu/Mateus 23:33). Seus seguidores frequentemente foram chamados de ovelhas (Yochanan/João 10:27). Esta prática é comum em outros livros da Bíblia, também. Pessoas teimosas e sem entendimento são comparadas a cavalos e mulas (Tehilim/Salmo 32:9). Líderes que abusam das suas posições são chamados de lobos (Ma’assei HaSh’lihim/Atos 20:29; Yechezkel/Ezequiel 22:27) e leões (Tsefaniyah/Sofonias 3:3). O diabo é descrito como leão (1 Kefa/Pedro 5:8), dragão e serpente (Guilyana/Apocalipse 12:9).


O que Yeshua queria ensinar quando falou para não dar aos cães o que é santo? 


No Velho Testamento, aos sacerdotes era permitido comer de certos sacrifícios oferecidos ao Senhor (Shemot/Êxodo 29:33; Vayicrah/Levítico 2:3). Seria impensável para eles jogarem essa comida sagrada para algum cão vadio. O cão não seria capaz de apreciar o valor disso. Semelhantemente, um porco jamais poderia apreciar a beleza e o valor de uma pérola rara. É baseado nestes fatos óbvios que Yeshua adverte sobre o erro de jogar o que é sagrado aos cachorros ou porcos. Seu comentário não se trata da alimentação dos nossos animais de estimação!


Há cães espirituais neste mundo, ou seja, pessoas que simplesmente não apreciam o valor das coisas espirituais. Yeshua disse que não se deve forçar as Boas Novas sobre tais pessoas. Por mais que queiramos guiar uma pessoa ao Senhor, não podemos obrigar ninguém a obedecer a YHWH. Yeshua usou uma linguagem mais clara para falar do mesmo assunto quando enviou os apóstolos para pregar: “Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés” (Matityahu/Mateus 10:14).


Hoje em dia, precisamos fazer a mesma coisa quando ensinamos as Escrituras. Para aqueles que estão famintos e sedentos de justiça, devemos oferecer nossa ajuda para aprenderem a vontade de YHWH. Mas aqueles que já mostraram sua falta de interesse nas coisas espirituais não devem e não podem ser forçados a compreender a vontade de YHWH. Admoestações constantes, mesmo bem intencionadas, não transformarão um cão em um cordeiro.


Precisamos ser cuidadosos aqui. Podemos discernir a atitude de uma pessoa somente depois de tentar lhe ensinar. Não devemos desistir de alguém antes de lhe dar oportunidade para ouvir o evangelho. Somente YHWH sabe o que realmente está no coração. Nós podemos avaliar somente pelos frutos produzidos (Matityahu/Mateus 7:17-20).


Este princípio nos ajudará a saber lidar com familiares e amigos que simplesmente não têm interesse na palavra de YHWH. É normal desejar a salvação das pessoas mais queridas na sua vida, mas nem todas estas pessoas aceitarão a Palavra. Quando percebermos a futilidade dos nossos esforços, deixaremos a porta aberta para a pessoa nos procurar, porém ofereceremos a mesma oportunidade para outras pessoas. Paulo desejava a salvação dos judeus (seus parentes na carne – Ruhomayah/Romanos 9:1-4), mas viu a rejeição por muitos deles. Isso não o impediu de levar a mensagem do evangelho às pessoas de outras nações (Ma’assei HaSh’lihim /Atos 13:44-49).


Uma lição final desta instrução de Yeshua: não seja cão ou porco! Mostre para YHWH que possui um coração aberto para valorizar e receber sua Palavra!


Por Dennis Allan

Texto adaptado por Francisco Adriano Germano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO BARUCH HASHEM?

  A expressão judaica Baruch Hashem é a mais emblemática manifestação judaica de gratidão e reconhecimento, significando " Bendito seja o Senhor " ou " Louvado seja o Senhor ".   Baruch Hashem ( ברוך השם ) que traduzida para o português significa “ Bendito seja o Nome ” (em referência ao nome YHWH), é usada pelo povo judeu em conversas cotidianas como uma forma de expressar gratidão a Elohim por tudo. Muitas vezes é colocado no topo de cartas pessoais (ou e-mails), às vezes abreviado como B”H ou ב”ה .   É comumente usada em gentilezas trocadas. Por exemplo, quando se pergunta “ como vai você ”, a resposta apropriada é “ Baruch Hashem, vai tudo bem ”. Os usos mais típicos são: “ Baruch Hashem, encontramos uma vaga de estacionamento ” ou “ Deixei cair aquela caixa de ovos, mas Baruch Hashem, nenhum deles quebrou ”.   Em suas peregrinações pelas modestas comunidades judaicas da Europa Oriental, o sábio Baal Shem Tov indagava sobre a condição de seus conter...

FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO

    A história que reproduzirei a seguir foi contada pelo Rav Israel Spira zt"l (Polônia, 1889 - EUA, 1989), o Rebe de Bluzhov, que a testemunhou no Campo de Concentração de Janowska:   Todos os dias, ao amanhecer, os alemães nos levavam para fora do acampamento, para um dia de trabalho pesado que só terminava ao anoitecer. Cada dupla de trabalhadores recebia uma enorme serra e deveria cortar sua cota de toras. Por causa das condições terríveis e da fome, a maioria de nós mal conseguia ficar de pé. Mas nós serrávamos, sabendo que nossas vidas dependiam daquilo. Qualquer um que desmaiasse no trabalho ou deixasse de cumprir sua cota diária era morto na hora.   Um dia, enquanto eu puxava e empurrava a serra pesada com meu parceiro, fui abordado por uma jovem da nossa equipe de trabalho. A palidez em seu rosto mostrava que ela estava extremamente fraca.   - Rebe - sussurrou ela para mim - você tem uma faca?   Imediatamente entendi sua intenção...

O TERCEIRO TEMPLO E A PROFECIA: UM RITUAL QUE PODE REDEFINIR A HISTÓRIA

Nas próximas semanas, um acontecimento de grande relevância espiritual e geopolítica poderá marcar um novo capítulo na história de Israel e do Oriente Médio. Autoridades religiosas israelenses planejam realizar o aguardado sacrifício da novilha vermelha, um ritual ancestral descrito no livro de Números 19:2-10 , essencial para a purificação ritual e diretamente associado à reconstrução do Terceiro Templo — um elemento central nas profecias escatológicas judaicas.   Atualmente, um grande altar branco está em construção na Cidade Velha de Jerusalém, preparando o cenário para uma cerimônia que não ocorre desde os tempos bíblicos. O local escolhido para o rito, o Monte das Oliveiras, é estratégico e altamente sensível, situado em frente ao Monte do Templo, onde se encontram a Mesquita de Al-Aqsa e o Domo da Rocha — dois dos locais mais sagrados do islamismo. A realização do sacrifício nesse contexto pode intensificar tensões religiosas e políticas, com possíveis repercussões no e...