Pular para o conteúdo principal

NÃO ENTRARÃO NO MEU REPOUSO

 


Num momento de justa ira provocada pela rebeldia do Seu povo, aquele povo que Ele retirou com mão forte do Egito e ao qual havia chamado para ser um povo santo, uma luz para as nações, O Senhor YHWH pronunciou estas palavras: “não entrarão no Meu repouso”.

 

Resta-nos procurar entender qual foi a natureza e dimensão da rebeldia do povo de Israel, para que O Elohim Todo-Poderoso tenha pronunciado aquela sentença. E procurar entender também se a natureza daquela rebeldia e sentença podem hoje, também, ser transpostas para a vida do ser humano. É o que tentaremos entender.

 

Vamos ler o contexto em que esta sentença foi ditada por YHWH.

 

Salmo 95:7b-11 – “Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações [mentes], assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto; quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra. Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos. A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso”.

 

A tônica desta mensagem assenta nos seguintes aspectos:

 

1. Ouvir a Sua voz – a palavra “ouvir” (“S’hma”) implica muito mais do que simplesmente ouvir. Implica fazer a vontade de Elohim.

2. Não endurecer os nossos corações (mentes) – se houver rebeldia em nós, certamente estaremos “fechados” ao conselho/instrução de YHWH, ou seja, à Sua Lei/Torá, o caminho que Ele propôs ao homem desde o princípio. Endurecer os nossos corações/mentes significa recusar ouvir a Sua voz e fazer a Sua vontade, a Sua Lei/Torá, nas nossas vidas.

3. Um povo que erra e não tem conhecido os Meus caminhos – YHWH aponta o desvio dos homens perante a Sua vontade (Lei/Torá), o Seu Ensino/Instrução.

 

Qualquer ser humano que hoje persiste em viver como aquele povo rebelde no deserto, ao qual Elohim imputou o seu pecado, está a resistir a “ouvir” a Sua voz, a fazer a Sua vontade e a errar de coração/mente, porque continua a viver afastado dos preceitos eternos do Elohim Altíssimo – e do Seu caminho (Yeshua, a Torá Viva).

 

Sendo assim, devido à sua rebeldia e obstinação, tal ser humano não entrará no “repouso” de Elohim - Seu Reino Eterno - e não herdará a vida eterna.

 

Não é preciso grandes meditações para compreender que Ele virá abater toda a altivez e orgulho, assim como todo aquele que ama os seus próprios caminhos e rejeita a vida que YHWH lhe propõe.

 

Por isso, no livro de Hebreus, o mesmo conceito (e exemplo do passado) é repetido para todas as gerações:

 

Hebreus 13:7b-12 – “Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não conheceram os meus caminhos [a Minha Lei/Torá]. Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso. Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mal e infiel, para se apartar do Elohim vivo”.

 

O conselho e condenação vai tanto para os pais (os das gerações antigas que pecaram perante YHWH) como para os filhos, os homens de hoje.

 

Por isso, resta o conselho do ETERNO expresso em:

 

Hebreus 4:3a, 6-7 – “Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso[…]Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por David, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações”.

 

Hoje é o dia da salvação…se não endurecermos os nossos corações/mentes e soubermos “ouvir” a Sua voz, fazendo a Sua vontade e abraçando a fé de Yeshua, O Messias Salvador.

 

Vítor Quinta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A INCOERÊNCIA TEOLÓGICA

    Dias atrás estava conversando com alguns evangélicos e sobre o porquê de seguirem aquilo que seguem. Por exemplo: a mulher não poder usar calça, o crente não poder fazer tatuagens, dentre outras coisas.   Quando questionados, claramente em alto e bom som, a maioria fala que não! Retruquei com um simples por quê? Um respondeu: - "Acho que pode sim, não vejo problema algum!"   Outro contrariando, falou: - "O pastor diz que a mulher não pode usar calça e pronto!"   E outro complementou: - "O pastor disse, mas eu não vejo nada na Bíblia que fala de mulher não poder usar calça!"   Um mais ferrenho disse: - "Isto é doutrina, então deve ser seguido!"   Aí perguntei: - "Doutrina? Baseada em que? Por acaso está na Bíblia?"   Recebi uma resposta: - "Tem sim! Na Bíblia, numa parte fala que a mulher não pode usar roupa de homem, e homem não pode usar roupa de mulher!"   Está aí a resposta, ent

EM QUE DIA MORREU YESHUA: SEXTA OU QUARTA-FEIRA?

    É verdade que Yeshua (Jesus) ressuscitou no domingo de manhã? Alguns advogam que o domingo se tornou o dia de guarda, baseados nesta ideia. Seria isto verdade? É certo considerar parte de um dia, como sendo 24 horas?   O MASHIACH E O SINAL DE JONAS   Sem levar em conta a história de Jonas, não haveria prova positiva com a qual refutar o protesto de que o Mashiach (Messias) da Bíblia era um impostor; porque Ele mesmo disse para alguns incrédulos escribas e fariseus, os quais duvidaram de sua verdadeira identidade, embora o tenham visto fazer milagres, que não seria dado outro sinal além daquele de Jonas, para justificar a sua afirmação messiânica.   Então alguns escribas e fariseus lhe disseram: Mestre, gostaríamos de ver da tua parte algum sinal. E Ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas. Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do home

FÉ NO FUTURO

    Alguma medida do radicalismo que é introduzido no mundo pela história do Êxodo pode ser vista na tradução errada das três palavras-chave com as quais Elohim Se identificou a Moisés na Sarça Ardente.   A princípio, Ele se descreveu assim:   “Eu sou o Elohim de teu pai, o Elohim de Abraão, o Elohim de Isaque e o Elohim de Jacó” .   Mas então, depois que Moisés ouviu a missão para a qual seria enviado, ele disse a Elohim:   “ Suponha que eu vá aos israelitas e lhes diga: 'O Elohim de seus pais me enviou a vocês', e eles me perguntam: 'Qual é o nome dele?' Então o que devo dizer a eles? Foi então que Elohim respondeu, enigmaticamente, Ehyeh Asher Ehyeh (Ex. 3:14).   Isto foi traduzido para o grego como ego eimi ho on , e para o latim como ego sum qui sum , significando 'Eu sou quem sou', ou 'Eu sou Aquele que é'. Todos os teólogos cristãos primitivos e medievais entenderam que a frase falava de ontologia, a natureza metafísica da e