Pular para o conteúdo principal

O VERDADEIRO MILAGRE DE SHAVU’OT

 


Sempre que chega à ocasião de Shavu’ot (Pentecostes), lembramos do episódio ocorrido em Atos 2, com a descida do poder da Ruach HaKodesh (Espírito de Santidade) sobre os primeiros seguidores de Yeshua.

 

E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios da Ruach HaKodesh, e começaram a falar noutras línguas, conforme a Ruach HaKodesh lhes concedia que falassem. (Ma’assei HaSh’lichim/Atos 2:2-4)

 

A cena acima sem dúvida alguma é muito impressionante, do ponto de vista da manifestação em si. Todavia, a maioria das pessoas para exatamente neste ponto, como se a manifestação sobrenatural fosse um fim em si mesma. Mas estava muito longe de ser assim. A narrativa continua:

 

E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? (Ma’assei HaSh’lichim/Atos 2:6-8)

 

Observe que existia um propósito no milagre: Não era um simples show de pirotecnia, como muitos atualmente buscam, pelo simples prazer de terem alguma sensação diferente, ou de se maravilharem com o espetáculo do sobrenatural.

 

Muito longe disso, o propósito desse milagre era que cada pessoa pudesse ouvir as Boas Novas em sua língua, de modo que a fé em Yeshua fosse difundida.

 

Esse milagre tem praticamente uma conotação de promessa. É Yeshua cumprindo a sua promessa de ir atrás até mesmo de uma única ovelha, pois agora não importava mais onde estariam os israelitas (e aqueles que desejassem se unir a Israel), pois lá a mensagem chegaria, e Elohim proveria a todos a chance do resgate.

 

O maior milagre de Shavu’ot não foi a visão das línguas de fogo, por mais impressionante que isso possa parecer.


O maior milagre de Shavu’ot foi o ETERNO assegurar que a língua não seria mais uma barreira.

 

Mesmo quando não falamos o idioma daqueles a quem desejamos alcançar, há uma promessa de Elohim de que a mensagem será transmitida, nem que para isso os céus se abram e desçam línguas de fogo.

 

O principal do milagre não é a forma, mas o objetivo. Devemos nos esforçar para transmitir a mensagem da Torá e da Redenção de Yeshua a toda criatura.

 

Por Sha'ul Bentsion

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO BARUCH HASHEM?

  A expressão judaica Baruch Hashem é a mais emblemática manifestação judaica de gratidão e reconhecimento, significando " Bendito seja o Senhor " ou " Louvado seja o Senhor ".   Baruch Hashem ( ברוך השם ) que traduzida para o português significa “ Bendito seja o Nome ” (em referência ao nome YHWH), é usada pelo povo judeu em conversas cotidianas como uma forma de expressar gratidão a Elohim por tudo. Muitas vezes é colocado no topo de cartas pessoais (ou e-mails), às vezes abreviado como B”H ou ב”ה .   É comumente usada em gentilezas trocadas. Por exemplo, quando se pergunta “ como vai você ”, a resposta apropriada é “ Baruch Hashem, vai tudo bem ”. Os usos mais típicos são: “ Baruch Hashem, encontramos uma vaga de estacionamento ” ou “ Deixei cair aquela caixa de ovos, mas Baruch Hashem, nenhum deles quebrou ”.   Em suas peregrinações pelas modestas comunidades judaicas da Europa Oriental, o sábio Baal Shem Tov indagava sobre a condição de seus conter...

FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO

    A história que reproduzirei a seguir foi contada pelo Rav Israel Spira zt"l (Polônia, 1889 - EUA, 1989), o Rebe de Bluzhov, que a testemunhou no Campo de Concentração de Janowska:   Todos os dias, ao amanhecer, os alemães nos levavam para fora do acampamento, para um dia de trabalho pesado que só terminava ao anoitecer. Cada dupla de trabalhadores recebia uma enorme serra e deveria cortar sua cota de toras. Por causa das condições terríveis e da fome, a maioria de nós mal conseguia ficar de pé. Mas nós serrávamos, sabendo que nossas vidas dependiam daquilo. Qualquer um que desmaiasse no trabalho ou deixasse de cumprir sua cota diária era morto na hora.   Um dia, enquanto eu puxava e empurrava a serra pesada com meu parceiro, fui abordado por uma jovem da nossa equipe de trabalho. A palidez em seu rosto mostrava que ela estava extremamente fraca.   - Rebe - sussurrou ela para mim - você tem uma faca?   Imediatamente entendi sua intenção...

A INCOERÊNCIA DA TEOLOGIA DA SUBSTITUIÇÃO

     Não pretendemos aqui fazer um estudo detalhado sobre a origem e a evolução desta teologia, que surgiu nos primórdios do cristianismo. Para obter uma descrição completa de suas bases e fundamentos, qualquer livro sobre a história da igreja cristã pode ser consultado.   Essa teologia é a mais nociva de todas, pois semeia o ódio ao povo judeu, a Israel e às doutrinas do Antigo Testamento. Em particular, ela despreza a Torah, a parte mais sagrada da Bíblia, escrita por Moisés sob inspiração divina, que contém os primeiros cinco livros e os fundamentos da fé judaica.   O Concílio de Nicéia, ocorrido logo após esses eventos, marcou um ponto de inflexão na história do cristianismo. Além de definir o Credo, o concílio oficializou a substituição de Israel por Roma como centro da Igreja, rompendo definitivamente os laços com Jerusalém.   Essa mudança, aliada às ideias antissemitas de teólogos como Marcião, que condenava qualquer prática judaica ent...