Pular para o conteúdo principal

SEREMOS IGUAIS AOS ANJOS

 


 

Introdução

 

A Palavra de YHWH NOS ensina que:

 

1. Seremos semelhantes a Ele, O Filho Yeshua (1 João 3:2), mas

2. Iguais aos anjos (Lucas 20:36).

 

Aqui está um ensinamento que vale a pena se aprofundar à luz desta Palavra. É o que iremos fazer baseando-nos sempre nas Escrituras Sagradas.

 

A natureza e condição de Yeshua, O Messias

 

Sobre este tema poderíamos escrever um livro, todo ele suportado por passagens bíblicas que nos revelam a(s) natureza(s) do Filho do Elohim Altíssimo. Não sendo, porém, o intento deste trabalho, teremos de restringir a nossa abordagem ao objetivo que nos propomos alcançar: apresentar a condição futura dos salvos que farão parte da primeira ressurreição, que ocorrerá na segunda vinda de Yeshua ante o toque da sétima trombeta, a última.

 

Em primeiro lugar, comecemos por entender o que a Bíblia nos ensina acerca da figura e natureza deste Filho do Homem:

 

a) Nasceu sob a forma de homem pelo poder do Ruach HaKodesh/Espírito Santo de Elohim;

b) Nasceu de uma mulher virgem de Israel, tal como estava profetizado.

 

Bastariam estes dois aspectos para podermos afirmar, sem hesitação, que Yeshua tinha a natureza humana e divina.

 

Por que entendemos isto? Vejamos:

 

A sua natureza humana, feita de carne e osso, como qualquer um de nós, nascido de mulher e sujeito às mesmas paixões que qualquer outro ser humano, porém, teve a particularidade de viver sem pecado, pois de outra forma, se não obedecesse em tudo à vontade do Pai (a Sua Lei/Torá), não poderia constituir-se como O Salvador, O Cordeiro Imaculado.

 

A sua natureza divina, da qual abdicou enquanto viveu entre nós (embora a tenha revelado a um restrito número de pessoas em ocasiões muito especiais, como, por exemplo, na transfiguração e na ressurreição da filha de Jairo), por ter sido concebido pelo Espírito do Elohim Altíssimo, ADONAI YHWH, pois se não abdicasse desse poder e prerrogativas divinas não poderia ser o exemplo que devemos seguir em nossas vidas.

 

Se, pelo contrário, Ele fizesse uso dessas prerrogativas divinas que lhe eram próprias, nunca poderíamos estar à Sua altura, como homens também. Mas Este era a Palavra de Elohim, O Verbo que se fez carne e habitou entre nós. Paulo disse que deveríamos ser como Ele foi: “ter a mente do Messias” e “andar como Ele andou”. Se Paulo assim o diz é possível andarmos em obediência como Ele andou.

 

Desde o princípio que ADONAI YHWH prometeu que enviaria O Salvador, que seria não somente O Santo de Israel, mas Aquele através do qual toda a humanidade que a Ele se entregasse também seria salva. Ele cumpriria assim os desígnios de Elohim.

 

De uma forma breve podemos afirmar com segurança:

 

1. Yeshua de Nazaré, O Mashiach/Messias, era YHWH na carne – João 1:1-5, 9-11, 14; Isaías 9:6-7.

2. Pela Palavra de Elohim, a Bíblia Sagrada, sabemos também que ESTE ELOHIM É UM SÓ: Deuteronômio 6:4 – “Ouve, Israel, YHWH nosso Elohim é O único YHWH”.

3. Judas 1:25 – “Ao único Elohim sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém”.

4. Não restam dúvidas que todos aqueles que são o Israel de Elohim adoram UM SÓ ELOHIM, que se revelou ao homem através do Verbo, o qual veio a ser carne e habitou entre nós: Yeshua, O Messias, O Salvador, O Emanuel (“Elohim conosco”). Confirmaremos esta afirmação através de 1 Timóteo 6:14-16 – “Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Yeshua HaMashiach; a qual [aparição] a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

5. Mais verdades esclarecedoras: Isaías 12:2; 40:9-10; 43:3, 11, 15; 44:6; 45:15, 21; 48:17, etc., etc. Muitas mais passagens podiam aqui ser referidas atestando sempre que servimos a UM SÓ YHWH e SALVADOR.

6. Eis aqui O nosso Elohim: Ele será chamado O Elohim de toda a terra – Isaías 54:5.

 

Isaías também nos descreveu a excelência Daquele que havia de vir, primeiro como servo sofredor (O Messias Filho de José) e depois como Rei Eterno (O Messias Filho de David), duas “figuras” do mesmo Elohim e Salvador:

 

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Elohim Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de David e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo de YHWH dos Exércitos fará isto.

Isaías 9:6-7

 

Que palavras sublimes que nos falam de Yeshua, O Criador e Verbo Divino e ao mesmo tempo Elohim Salvador e Rei Eterno. Este Yeshua é Aquele que recebeu adoração dos homens e a Quem os Seus anjos serviram. O que foi revelado ao mundo nas palavras do Pai quando recebeu o batismo de João.

 

Diz-nos ainda a Palavra em

 

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Elohim se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.

1 Timóteo 3:16

 

Para o propósito deste estudo veremos ainda algumas particularidades que Yeshua nos revelou acerca da Sua própria pessoa enquanto esteve entre nós, mas que, ao mesmo tempo, revela também a Sua natureza celestial, ainda que por breves instantes (veremos alguns exemplos a seguir). Ele não Se revelou nessa condição celestial a todos, mas somente a uns poucos que creram nele:

 

- Yeshua recebeu adoração (como sabemos a adoração só é devida a Elohim dos céus): Mateus 2:11; 14:33; 28:9, 17; Hebreus 1:6.

- Até aqueles que O sacrificaram no madeiro, O adoraram sem o saber (julgando escarnecê-Lo estavam a adorar O Elohim verdadeiro, dobrando o seu joelho) – Marcos 15:19.

- Foi servido pelos anjos de Elohim – Mateus 4:11; Marcos 1:13.

- Transfigurou-se diante de alguns dos apóstolos: Mateus 17:2: “E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz”. Neste episódio, Yeshua revela aos poucos discípulos que ali estavam a Sua verdadeira natureza (a espiritual) - em “LUZ”. Lembrem-se do que nos diz João 1:9-10? “Ali estava a luz verdadeira [...] estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.”

 - Como humanos, não temos condições inatas para compreendermos a Elohim em toda a Sua majestade, plenitude e glória celestial. Elohim É infinito e É Espírito. Não tem limites nem fronteiras. Por isso mesmo, seriam fúteis as nossas palavras humanas para O descrevermos. Se pretendêssemos fazê-lo pelas nossas próprias palavras estaríamos a limitá-Lo. Assim, só havia um processo: ELE próprio se revelou ao homem, desde o princípio, desde a Criação através de uma parte de Si próprio, uma emanação de Si, O Verbo, a única condição em que o homem poderia ver a Elohim e até estar com Ele. São inúmeras as passagens que o testificam.

- Essa mesma condição celestial aparece-nos descrita em Apocalipse 1:10-15 pelas palavras do apóstolo João: “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: Eu sou o Alfa e o Ómega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; e no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem [Yeshua], vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas”. Veja que João procura descrever O Elohim da Vida usando palavras humanas que nos dão uma descrição aproximada da Sua pessoa: “semelhante a”, “olhos como chama”, “pés semelhantes a”, etc.

- Na falta de melhores palavras humanas, João descreve O Ancião de Dias (O ETERNO). Daniel também O descreve em Daniel 7:9 O Elohim Todo-Poderoso, YHWH TZEVA’OT, O Elohim de Israel, o “Eu Sou” descrito como uma figura resplandecente em que os Seus cabelos, os Seus olhos, os Seus pés etc. eram algo “semelhantes a”, isto é, João tenta descrever por palavras humanas a majestade deste Senhor Eterno, Aquele Verbo Divino que reassumiu toda a glória que tinha com O Pai antes que o mundo existisse (João 17:5). Ele saiu do Pai e foi para o Pai […] porque era parte do Pai (“Eu e O Pai somos UM […] só Elohim”): João 16:28 – “Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai”. Ora, devemos notar, que a descrição é em tudo semelhante ao que Yeshua revelou aos Seus discípulos quando se transfigurou perante eles no Monte.

- O próprio Senhor Yeshua, como Homem, foi criado um pouco menor do que os anjos “por causa da paixão da morte...”, ou seja, para que tivesse condições de passar pela morte como qualquer outro homem (Hebreus 2:9,16). O Elohim feito homem viveu e sofreu como homem para nos justificar através do Seu sangue inocente, pagando o preço da nossa desobediência, e para sofrer a penalidade que estava reservada a nós pela desobediência e rebeldia, a fim de poder resgatar alguns - somente aos que se Lhe querem entregar com sinceridade de coração e servi-Lo em fé, amor e obediência.

 - Esta mesma descrição do Verbo em toda a Sua glória volta a ser referida em Apocalipse 2:18: “E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Elohim, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente”. Atente-se nas palavras. Aqui aparece novamente a expressão: “olhos como chama de fogo”, isto é, semelhantes a chama de fogo. Por isso a Palavra de Elohim nos diz que “O nosso Elohim é um fogo consumidor” (Hebreus 12:29). “Ele faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros fogo abrasador” (Salmo 104:4).

- Neste ponto, podemos começar a compreender que todo o mundo espiritual que o homem não pode ver na sua atual condição carnal é um mundo de luz inexcedível. Por isso também nos é ensinado que Ele “habita na Luz inacessível”. Como nos ensina a Palavra: O nosso Elohim habita na luz inacessível, à qual nenhum homem pode aceder na sua condição humana, carnal, conforme já vimos em 1 Timóteo 6:16.

 

Continuando o estudo destas passagens, nos permitirá compreender o tema deste trabalho. Novamente, o apóstolo João descreve com palavras a glória de ADONAI YHWH:

 

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Elohim. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Elohim Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores

Apocalipse 19:11-16

 

Não há dúvidas de que este é O Messias Yeshua ressuscitado, O Elohim vivo a Quem adoramos em toda a Sua natureza. Ele é Espírito e Luz resplandecente: João 4:24. Lembremos como Paulo nos descreve a aparição de Yeshua quando percorria a estrada de Damasco. O próprio Senhor Yeshua (depois de ressuscitado e glorificado junto do Pai e da Sua corte celestial) aparece a Paulo na estrada de Damasco como “uma luz” que o cegou:

 

E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Yeshua, a quem tu persegues.

Atos 9:3-5

 

Já o salmista o cantava, antes dele vir ao mundo na condição humana:

 

Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? YHWH, exalta sobre nós a luz do teu rosto

Salmo 4:6

 

E no Salmo 89:15:

 

Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó YHWH, na luz da tua face

 

Como sabemos, esta “Luz” é representativa de Yeshua como o é também da Sua Lei/Torá.

 

O Verbo Divino (que se revelou depois como Homem) falou a Moisés do meio de uma sarça que ardia mas não se consumia; a Sua glória só pôde ser vista por Moisés “pelas costas” (figurativo) – Êxodo 33:23. A sua glória era tal que Moisés, só pelo fato de ter estado “na presença de YHWH” teve que ocultar o seu rosto com um véu, porque resplandecia de tal forma que o seu povo não podia olhar para o seu rosto: Êxodo 34:29-30, 33, 35; 2.Cor. 3:7. Esta é uma mostra da glória que em nós há de ser revelada naquele dia, na Sua vinda – Romanos 8:18.

 

Isaías 10:17a profetiza acerca do Salvador deste modo: “Porque a Luz de Israel virá a ser como fogo e o seu Santo por labareda”. Em tudo ADONAI YHWH é “comparado” a um fogo abrasador e consumidor, pois Ele consumirá os Seus inimigos, de sorte que deles não restará nem raiz nem ramo. Quando O Senhor se manifestar para exercer a Sua ira sobre os homens do pecado e da desobediência Ele será como “labareda de fogo” – 2 Tessalonicenses 1:7-8.

 

A ira do Santo de Israel manifestar-se-á sobre os filhos da desobediência. Reparemos no que nos diz Malaquias 4:1:

 

Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz YHWH dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.

 

Portanto, voltando à primeira passagem bíblica que mencionamos neste estudo, lemos:

 

Amados, agora somos filhos de Elohim, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é o veremos.

1.João 3:2

 

Esta passagem levanta duas questões que nos ajudam a compreender o futuro daqueles que “forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro” (Lucas 20:35):

 

- A primeira é que “ainda não é manifestado o que havemos de ser”;

- A segunda, como corolário da primeira, é que neste corpo humano não temos condições de “O ser como Ele é”; que só será possível quando estivermos numa condição perfeita, futura, com um corpo incorruptível e revestidos da Sua imortalidade (1 Coríntios 15:53); isto é, quando formos “semelhantes a Ele – ao Filho”!

 

Esse futuro corpo glorioso (revestido da imortalidade e da glória (luz) do próprio ADONAI YHWH) será “igual aos anjos”, conforme lemos em:

 

Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar-se, nem ser dados em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Elohim, sendo filhos da ressurreição. E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Elohim de Abraão, e Elohim de Isaac, e Elohim de Jacó. Ora, Elohim não é Elohim de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos.

Lucas 20:35-38

 

Esta nova condição que os justos irão receber no dia da vinda gloriosa de Yeshua. Esta é a promessa de vida eterna que perpassa por toda a Bíblia e que está prometida e reservada para os fiéis à Sua Palavra. É o prêmio que só poderá ser alcançado através do Filho.

 

Qual é a dificuldade em compreender esta transformação para a eternidade dos que forem achados dignos de a herdarem?

 

A natureza e condição dos anjos celestiais

 

A Palavra do Senhor nos ensina que os anjos foram criados num plano hierárquico superior aos homens:

 

Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo um pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.

Salmo 8:4-5

 

Desta leitura podemos extrair duas conclusões:

 

1. O homem é um ser mortal (o que nos é igualmente confirmado no Livro de Eclesiastes); e

2. O homem foi criado num plano um pouco inferior aos anjos.

 

Sabemos que a palavra “anjo” significa “mensageiro”. Não pretendemos aqui fazer uma abordagem sobre as várias hierarquias de anjos que Elohim instituiu pelo Seu poder. Sabemos que há uma hierarquia estabelecida por Elohim também para os seres celestiais. São estes seres espirituais que se constituem o exército dos céus, ao serviço do Elohim Todo-Poderoso, ADONAI YHWH.

 

Mas, uma das características que os anjos possuem e os homens não é que sendo seres celestiais, espirituais, podem se materializar, como o fizeram por exemplo com Abraão, Jacó/Israel, Manoá e sua mulher, com Ló em Sodoma etc., etc. Não nos diz a Palavra que alguns sem o saber hospedaram anjos (Hebreus 13:2)?

 

Então compreendemos que os anjos têm uma condição e natureza superior à dos homens que lhes permite se materializarem e, à vista não se distinguirem dos homens, sendo, no entanto, mais elevados em força e poder (2 Pedro 2:11a).

 

Veremos que a natureza com que os anjos foram criados faz que o seu aspecto seja de luz (tal como O Seu Criador, porque “são semelhantes” ao Criador, mas não iguais). De que maneira é que os anjos também se apresentam ao homem? Vejamos o exemplo do anjo que se apresenta junto do túmulo de Yeshua, após a Sua ressurreição:

 

E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve [i.e. luminosas]

Mateus 28:2-3

 

Como é que nós homens vemos os relâmpagos senão como uma luz intensa e muito poderosa? E, no entanto, sabemos que, pela natureza com que foram criados, os anjos refletem o poder e a imagem do próprio Elohim – a Sua LUZ.

 

O profeta Daniel descreve aquele anjo que lhe foi enviado e que falou com ele junto ao grande rio Hidekel quando ele estava no cativeiro de Babilônia. Esta visão só foi testemunhada pelo profeta, pois os restantes homens que com ele estavam não lhes foi dado ver esta visão, mas sentiram um grande temor e fugiram, se escondendo:

 

E levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz; e o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.

Daniel 10:5-6

 

Apesar da grandiosidade da descrição, Daniel não teve uma visão do Altíssimo, mas sim a de um anjo de grande poder. Tal como o apóstolo João, também Daniel descreve o aspecto deste ser celestial por palavras humanas “o seu rosto parecia”, “os seus olhos como tochas de fogo”, etc.

 

Por estas e muitas outras palavras podemos compreender que a figura destes seres celestiais é de grande resplendor (Luz). Eles pertencem a uma condição espiritual à qual o homem, na sua carne, não tem condições de aceder.

 

A natureza e a condição atual do homem

 

No ato da Criação, no sexto dia, disse YHWH: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, como se pode ler em Gênesis 1:26-27.

 

Como sabemos, a estatura e condição que foi dada ao homem na Criação foi perdida muito cedo devido à sua desobediência. Essa estatura e condição envolviam uma perfeição que lhe permitia “estar” e a falar diretamente com Elohim. O Criador visitava o homem no jardim que Ele tinha preparado, andando com o homem e ensinando-o nos preceitos da Sua vontade.

 

Após a entrada do pecado no mundo, Elohim se separou do homem sem, contudo, o abandonar. Castigou o homem com o preço do pecado – a morte. Mas também, logo ali, prometeu ao homem que lhe daria uma segunda oportunidade, se o homem se arrependesse e voltasse para Ele, andando nos Seus caminhos.

 

Como também já vimos, o homem foi criado numa condição “um pouco inferior aos anjos” (Hebreus 2:7), mas mortal, como nos lembra Jó: “que é o homem mortal...?”. Como nos diz a Palavra: “porquanto és pó e em pó te tornarás” – Gênesis 3:19.

 

Somos feitos do barro da terra e O Criador é o oleiro, que nos molda conforme à Sua vontade e propósito. Não quer dizer, contudo, que Elohim não nos tenha dado livre arbítrio. Se Ele nos recomenda para andarmos nos Seus caminhos para termos vida é porque temos capacidade de escolha do nosso caminho. Infelizmente a escolha da grande maioria é errada, pois ignoram o conselho e a paciência do Criador, pois escolhem a morte em vez de escolherem a vida (eterna).

 

Infelizmente, a humanidade tem sido arrastada para o pecado e a desobediência aos caminhos que YHWH propôs ao homem desde o princípio. O homem tem se rebelado para com Elohim e para com a Sua vontade, expressada em Sua Lei/Torá. Por isso, cada um terá que comparecer perante o tribunal divino e prestar contas de tudo o que fez através do corpo (2 Coríntios 5:10).

 

A natureza e a condição do homem (da humanidade em geral) tem sido de permanente e sistemática rebeldia em relação à vontade de Elohim, aos Seus preceitos, aos Seus juízos, aos Seus estatutos e aos Seus mandamentos eternos. Seguem a natureza carnal que lhes é própria sem procurar encontrar o caminho do Espírito. Estão espiritualmente mortos e nem sequer têm consciência de que precisam do Salvador Yeshua. Estão embrutecidos.

 

Porém, aos que já creram ou ainda hão de crer, e seguirem uma vida de santificação (separação do mundo do pecado, andando em obediência em todos os preceitos de YHWH, a Sua Lei/Torá), respondendo ao chamamento que Elohim lhes fez, abraçando o Concerto que YHWH renovou com o homem através do Seu Filho Yeshua e sendo fiéis à Sua verdade, a esses, Elohim promete a vida eterna [...] aos que “guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Yeshua” – Apocalipse 14:12.

 

Ainda hoje, neste corpo, Elohim quer que sejamos “participantes da natureza divina”, e que sejamos santos como Ele é Santo:

 

Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

2 Pedro 1:3-4

 

Ele promete que nenhum filho Seu ficaria esquecido ou abandonado. Assim, queiramos ser verdadeiramente filhos Seus para que, na Sua vinda, recebamos o prêmio da vida eterna – a vida abundante de quem Yeshua nos falou, bem como uma nova condição espiritual que nos permitirá vê-Lo como Ele é verdadeiramente, pois só nessa altura, já transformados e revestidos da Sua imortalidade seremos semelhantes a Ele e iguais aos anjos. Esse será o prêmio da vida eterna. Viveremos sempre com Ele, pois sabemos pela promessa que Ele nos fez, que onde Ele estiver nós também estaremos sempre com Ele (João 14:3; 17:24).

 

Nunca mais nos separaremos do Senhor Todo-Poderoso, O Rei vindouro. E como será isso? Pela Palavra de Elohim sabemos que haverá duas ocasiões distintas:

 

- A primeira, na Sua segunda vinda, reinando com Yeshua no Seu reino milenar sobre todas as nações da Terra – Ele será O Rei universal;

- A segunda, em conjunto com os que forem achados dignos de herdar a vida no final do reino milenar, onde Yeshua, O Rei, entregar o reino ao Pai e forem criados novos céus e nova terra. Depois de todos os inimigos serem destruídos, entrar-se- á na plenitude dos tempos, na eternidade.

 

Assim, de forma sucinta, vemos que, só depois do Milênio, O Rei Eterno terá conseguido, finalmente, chamar a Si um povo obediente, tal como Ele pretendeu desde o princípio da Criação, antes do pecado ter entrado no mundo. Estes são todos os que não fecharam os seus ouvidos quando YHWH/Yeshua os chamou para um novo caminho e lavaram os seus vestidos no sangue do Cordeiro.

 

A natureza e condição dos salvos (após a vinda do Messias)

 

Antes de tudo, lembremos as palavras que estão na carta de Paulo para podermos compreender qual será a nossa futura condição:

 

E, assim como trouxemos a imagem do terreno [o 1º Adão], assim traremos também a imagem do celestial [O Messias, O 2º Adão que é dos céus].

1 Coríntios 15:45-50

 

Não restam dúvidas em nosso espírito de que a condição dos que hão de se salvar e vierem a fazer parte do Reino Eterno será uma condição celestial, eterna – seremos iguais aos anjos, pois sabemos que “a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus”. Essa “imagem celestial” do Segundo Homem, que é dos céus, é a imagem de um Ser espiritual, perfeito, eterno – é a imagem do próprio Filho, O Senhor Yeshua.

 

Mas procuremos reforçar esta verdade com outras passagens das Sagradas Escrituras para que não restem quaisquer dúvidas a este respeito.

 

A Bíblia nos elucida acerca da condição futura dos que hão de se salvar e que farão parte da Jerusalém celestial, a Esposa do Cordeiro. Essa condição, diz-nos que será “semelhante” à do Criador e Salvador de Israel, Senhor Yeshua:

 

- Novamente 1 João 3:2: “Amados, agora somos filhos de Elohim, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”. Como já tivemos oportunidade de estudar, o homem, mesmo o convertido a Yeshua, na sua atual condição humana, limitada, não tem condições para “ver a Elohim” com os seus olhos da carne. Só quando os nossos corpos mortais se revestirem da imortalidade (que só pertence a Elohim) e o que é corruptível se revestir da imortalidade Dele (1 Coríntios 15:54), é que teremos condições para ver como Ele é. E ser semelhante a Ele não é ser igual a Ele!

- Lucas vai mais longe ao esclarecer-nos que “seremos iguais aos anjos”: Lucas 20:35-36 – “Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar-se, nem ser dados em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Elohim, sendo filhos da ressurreição”. Porventura estas palavras podem ainda nos suscitar alguma dúvida sobre a condição e natureza futura dos salvos por Yeshua? A morte não terá mais poder sobre eles.

- Yeshua confirma estas palavras em Mateus 22:30 – “Porque na ressurreição nem se casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Elohim no céu”. Também em Marcos 12:25 nos são ditas as mesmas palavras.

- Seremos ressuscitados em corpo glorioso (tal como o Messias o foi quando foi glorificado junto do Pai): Romanos 6:5 – “Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição”.

- A mesma ideia nos é dada também por Paulo em Filipenses 3:20-21 – “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Yeshua HaMashiach, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme [semelhante] o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”. Assim, em um abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta, a sétima, seremos transformados na primeira ressurreição, na Sua vinda gloriosa, quer os que já dormem no pó da terra quer os que estiverem vivos na Sua vinda (para só então sermos “semelhantes a Ele” e “iguais aos anjos”).

- Todo este maravilhoso processo de transformação instantânea que em nós há de ser operado vem igualmente descrito em 1 Coríntios 15:40-57. Que estas palavras estejam gravadas em esperança nos nossos corações – Romanos 8:17-21; 29-30.

- Estes serão aqueles que hão reinar com o Messias no Milênio e com Ele viverão eternamente. Onde O Rei Eterno estiver ali estará também a Sua Esposa: João 14:3; 17:24. Estes entrarão nas Bodas do Cordeiro com vestidos sem mancha. E que espanto poderá ainda existir nas nossas cabeças quanto a essa possibilidade (a Elohim nada é impossível), se os próprios anjos do Senhor, sendo espíritos de luz, muitas vezes se materializaram e conviveram com os homens? A Elohim nada é impossível!

 - Mas aos que andam segundo a justiça de Elohim (guardando os Seus mandamentos e tendo a fé de Yeshua – Apocalipse 14:12), Elohim lhes concederá que venham a fazer parte do Seu reino eterno e que se assentem no Seu trono celestial como Lhe foi a Ele permitido sentar-se com Seu Pai no Seu trono – Apocalipse 3:21.

- Estes serão “reis e sacerdotes e reinarão com o Messias durante mil anos” – Apocalipse 5:9; 20:4, 6. Serão como pedras preciosas para YHWH, entrarão e farão parte da Nova Jerusalém, a cidade celestial, eterna, que dos céus há de descer.

- Então como devemos entender as palavras em Lucas 20:36: “pois são iguais aos anjos” se aqui nos é dito que reinaremos sobre a terra com o Messias durante os mil anos do Seu reinado? Nada difícil para o poder de Elohim, pois não nos vem já demonstrado na Bíblia que os anjos tendo um corpo celestial se podem materializar e ter a aparência de um homem e até comer com ele? Digamos que a futura condição celestial dos salvos será o prêmio da sua obediência e esperança. É o prêmio da sua fidelidade e confiança nas promessas de Elohim.

 

O reino celestial do Messias Yeshua durante os mil anos será na terra. Ele reinará sobre todas as nações do mundo com os Seus remidos, desde Jerusalém. Os remidos no sangue de Yeshua (transformados na Sua vinda – 1 Coríntios 15:51-52; 2 Coríntios 3:18; 1 Tessalonicenses 4:17) estarão sempre com Yeshua e serão “iguais aos anjos”, pois onde Ele estiver estarão eles também.

 

Conclusão

 

Não temos dúvidas de que ADONAI YHWH reserva uma condição superior, perfeita e eterna a todos aqueles que forem achados dignos de fazer parte do Seu reino. É nessa condição superior que “seremos semelhantes a Ele” e “iguais aos anjos”. Da mesma maneira que Yeshua, O Homem, venceu a morte, também nós seremos vencedores sobre a morte, pelo Seu poder e exemplo.

 

Que a Palavra da fé e da verdade possa fortalecer o nosso coração hoje, para podermos vir a fazer parte desse reino celestial amanhã.

 

Vítor Quinta

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A INCOERÊNCIA TEOLÓGICA

    Dias atrás estava conversando com alguns evangélicos e sobre o porquê de seguirem aquilo que seguem. Por exemplo: a mulher não poder usar calça, o crente não poder fazer tatuagens, dentre outras coisas.   Quando questionados, claramente em alto e bom som, a maioria fala que não! Retruquei com um simples por quê? Um respondeu: - "Acho que pode sim, não vejo problema algum!"   Outro contrariando, falou: - "O pastor diz que a mulher não pode usar calça e pronto!"   E outro complementou: - "O pastor disse, mas eu não vejo nada na Bíblia que fala de mulher não poder usar calça!"   Um mais ferrenho disse: - "Isto é doutrina, então deve ser seguido!"   Aí perguntei: - "Doutrina? Baseada em que? Por acaso está na Bíblia?"   Recebi uma resposta: - "Tem sim! Na Bíblia, numa parte fala que a mulher não pode usar roupa de homem, e homem não pode usar roupa de mulher!"   Está aí a resposta, ent

EM QUE DIA MORREU YESHUA: SEXTA OU QUARTA-FEIRA?

    É verdade que Yeshua (Jesus) ressuscitou no domingo de manhã? Alguns advogam que o domingo se tornou o dia de guarda, baseados nesta ideia. Seria isto verdade? É certo considerar parte de um dia, como sendo 24 horas?   O MASHIACH E O SINAL DE JONAS   Sem levar em conta a história de Jonas, não haveria prova positiva com a qual refutar o protesto de que o Mashiach (Messias) da Bíblia era um impostor; porque Ele mesmo disse para alguns incrédulos escribas e fariseus, os quais duvidaram de sua verdadeira identidade, embora o tenham visto fazer milagres, que não seria dado outro sinal além daquele de Jonas, para justificar a sua afirmação messiânica.   Então alguns escribas e fariseus lhe disseram: Mestre, gostaríamos de ver da tua parte algum sinal. E Ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas. Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do home

FÉ NO FUTURO

    Alguma medida do radicalismo que é introduzido no mundo pela história do Êxodo pode ser vista na tradução errada das três palavras-chave com as quais Elohim Se identificou a Moisés na Sarça Ardente.   A princípio, Ele se descreveu assim:   “Eu sou o Elohim de teu pai, o Elohim de Abraão, o Elohim de Isaque e o Elohim de Jacó” .   Mas então, depois que Moisés ouviu a missão para a qual seria enviado, ele disse a Elohim:   “ Suponha que eu vá aos israelitas e lhes diga: 'O Elohim de seus pais me enviou a vocês', e eles me perguntam: 'Qual é o nome dele?' Então o que devo dizer a eles? Foi então que Elohim respondeu, enigmaticamente, Ehyeh Asher Ehyeh (Ex. 3:14).   Isto foi traduzido para o grego como ego eimi ho on , e para o latim como ego sum qui sum , significando 'Eu sou quem sou', ou 'Eu sou Aquele que é'. Todos os teólogos cristãos primitivos e medievais entenderam que a frase falava de ontologia, a natureza metafísica da e