Pular para o conteúdo principal

SUBTRAÇÃO NOS 10 MANDAMENTOS



 

Todo mundo conhece os 10 mandamentos, certo? Errado. Para começar, quais são os famosos 10 mandamentos:

 

Eu sou YHWH, teu Elohim, que te fiz sair da terra do Egito, da casa dos escravos. Não terás outros deuses em desafio a Mim. Não farás imagem esculpida, referindo-se a ídolos, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adorá-las-á, nem prestar-lhes-á culto, porque eu, YHWH, teu Elohim, sou Elohim zeloso, e que puno o erro dos pais nos filhos até sobre a terceira geração e sobre a quarta geração dos que me odeiam, mas que uso de benevolência para com até a milésima geração dos que me amam e que guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome de YHWH, teu Elohim, em vão, pois YHWH não considera impune aquele que tomar seu nome em vão. Lembra-te do dia do Shabat, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o Shabat de YHWH, teu Elohim. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez YHWH o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso YHWH abençoou o dia do Shabat, e o santificou. Honra a teu pai e a tua mãe, a fim de que os teus dias se prolonguem sobre o solo que YHWH, teu Elohim, te dá. Não assassinarás. Não cometerás adultério. Não furtarás. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo. Êxodo 20:2-17

 

Resumindo, os 10 mandamentos são:

 

1. Eu sou YHWH, teu Elohim.

2. Não terás outros deuses além de Mim e não farás para ti nenhum ídolo.

3. Não tomarás o nome de YHWH, teu Elohim, em vão.

4. Lembra-te do dia do Shabat, para o santificar.

5. Honra a teu pai e a tua mãe.

6. Não assassinarás.

7. Não cometerás adultério.

8. Não furtarás.

9. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.

10. Não cobiçarás.

 

A divisão dos mandamentos varia um pouco em alguns grupos. O problema é que além disso, também alteram o conteúdo, contrariando a proibição da Torah que sejam feitos acréscimos ou subtrações.

 

Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos de YHWH vosso Elohim, que eu vos mando. (Devarim/Deuteronômio 4:2)

 

No Concílio de Laodicéia, foi realizada a mudança do dia do Shabat para o domingo, mudança essa que foi seguida pelas outras igrejas protestantes. Porém a Bíblia (e estou falando de qualquer Bíblia), seja judaica, evangélica ou católica, deixa claro que o 4º mandamento diz respeito ao sábado, ou seja o Shabat.

 

E o engraçado é que defendem o cumprimento dos demais mandamentos, pregam o dízimo, que nem faz parte dos 10 mandamentos, mas não guardam o Shabat. E pior, criticam os que o guardam!

 

Algumas pessoas tentam nos convencer de que o Shabat foi dado “apenas” aos filhos de Israel e que os gentios não precisam cumpri-lo, que é coisa de judeu etc. Engraçado, o dízimo também foi ordenado aos filhos de Israel, não é mesmo?

 

Sem querer entrar na questão sobre as duas casas, a Torah é clara quando diz que os mandamentos dados por YHWH são válidos para todos os que desejam segui-Lo:

 

Uma mesma Torah haja para o natural e para o estrangeiro que peregrinar entre vós. (Ex. 12:49)

 

E Isaias 56:6-7 ainda é mais claro sobre esta questão do Shabat:

 

E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem a YHWH, para o servirem, e para amarem o nome de YHWH, e para serem seus servos, todos os que guardarem o Shabat, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. (Is. 56:6-7)

 

A Bíblia é clara, então porque o homem deliberadamente resolveu ignorá-la, aproveitando apenas o que é conveniente? Pregam sobre o dízimo, inventam dogmas e doutrinas, mas rejeitam a Torah de YHWH como Ele nos deu.

 

Parece que à medida em que o tempo passa, mais gente crê na Bíblia, porém menos gente lê a Bíblia. Mas será que o mesmo pode ser dito acerca daqueles que lideram o povo? Ou será que simplesmente não desejam sair de sua zona de conforto?

 

Por Shlomo Ben Yisra’el

 

Comentários

  1. Evidente que o dia sabático descrito em Hebreus é o dia de HOJE, todos dias, assim como YESHUA, devemos priorizar e santificar nossas vidas em adoração ao SENHOR.

    ResponderExcluir
  2. Shalom!

    Quando o texto bíblico em Hebreus informa que “... resta ainda um repouso para o povo de Elohim” (Hebreus 4:9), ele está apontando para o reino messiânico futuro, ou seja, o sétimo milênio, pois assim como o homem trabalha seis dias e descasa no sétimo, e a terra é cultivada seis anos e descansa no sétimo ano, o governo humano durará seis milênios para, então, pelo Messias Yeshua, nos introduzir no reino messiânico. O contexto desse capítulo deixa isso claro, principalmente pelo exemplo de Josué ao conduzir o povo para conquista da terra prometida.

    Além disso, o escritor de Hebreus conclama, assim como fez o rei Davi no salmo 95, para que não endurecessem o seu coração, a exemplo do povo que pereceu no deserto a caminho da terra prometida, mas que se comprometessem a darem ouvidos HOJE a palavra de Elohim. Nada impede que santifiquemos nossas vidas em adoração a Elohim todos os dias. Porém, Ele mesmo deixou estabelecido um dia específico que é o Shabat, o sétimo dia da semana. Pela profusão de textos nas Escrituras que ratificam esse mandamento, não cabe qualquer outra interpretação.

    Entendo o seguinte: aqueles que quiserem podem adorar e cultuar a Elohim durante toda a semana, inclusive no domingo. Porém, existe um dia especial em que há ordem expressa para a abstenção de toda a atividade secular e consagração absoluta a YHWH: que é o Shabat (sábado).

    Que YHWH te abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO BARUCH HASHEM?

  A expressão judaica Baruch Hashem é a mais emblemática manifestação judaica de gratidão e reconhecimento, significando " Bendito seja o Senhor " ou " Louvado seja o Senhor ".   Baruch Hashem ( ברוך השם ) que traduzida para o português significa “ Bendito seja o Nome ” (em referência ao nome YHWH), é usada pelo povo judeu em conversas cotidianas como uma forma de expressar gratidão a Elohim por tudo. Muitas vezes é colocado no topo de cartas pessoais (ou e-mails), às vezes abreviado como B”H ou ב”ה .   É comumente usada em gentilezas trocadas. Por exemplo, quando se pergunta “ como vai você ”, a resposta apropriada é “ Baruch Hashem, vai tudo bem ”. Os usos mais típicos são: “ Baruch Hashem, encontramos uma vaga de estacionamento ” ou “ Deixei cair aquela caixa de ovos, mas Baruch Hashem, nenhum deles quebrou ”.   Em suas peregrinações pelas modestas comunidades judaicas da Europa Oriental, o sábio Baal Shem Tov indagava sobre a condição de seus conter...

FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO

    A história que reproduzirei a seguir foi contada pelo Rav Israel Spira zt"l (Polônia, 1889 - EUA, 1989), o Rebe de Bluzhov, que a testemunhou no Campo de Concentração de Janowska:   Todos os dias, ao amanhecer, os alemães nos levavam para fora do acampamento, para um dia de trabalho pesado que só terminava ao anoitecer. Cada dupla de trabalhadores recebia uma enorme serra e deveria cortar sua cota de toras. Por causa das condições terríveis e da fome, a maioria de nós mal conseguia ficar de pé. Mas nós serrávamos, sabendo que nossas vidas dependiam daquilo. Qualquer um que desmaiasse no trabalho ou deixasse de cumprir sua cota diária era morto na hora.   Um dia, enquanto eu puxava e empurrava a serra pesada com meu parceiro, fui abordado por uma jovem da nossa equipe de trabalho. A palidez em seu rosto mostrava que ela estava extremamente fraca.   - Rebe - sussurrou ela para mim - você tem uma faca?   Imediatamente entendi sua intenção...

A INCOERÊNCIA DA TEOLOGIA DA SUBSTITUIÇÃO

     Não pretendemos aqui fazer um estudo detalhado sobre a origem e a evolução desta teologia, que surgiu nos primórdios do cristianismo. Para obter uma descrição completa de suas bases e fundamentos, qualquer livro sobre a história da igreja cristã pode ser consultado.   Essa teologia é a mais nociva de todas, pois semeia o ódio ao povo judeu, a Israel e às doutrinas do Antigo Testamento. Em particular, ela despreza a Torah, a parte mais sagrada da Bíblia, escrita por Moisés sob inspiração divina, que contém os primeiros cinco livros e os fundamentos da fé judaica.   O Concílio de Nicéia, ocorrido logo após esses eventos, marcou um ponto de inflexão na história do cristianismo. Além de definir o Credo, o concílio oficializou a substituição de Israel por Roma como centro da Igreja, rompendo definitivamente os laços com Jerusalém.   Essa mudança, aliada às ideias antissemitas de teólogos como Marcião, que condenava qualquer prática judaica ent...