Pular para o conteúdo principal

SUBTRAÇÃO NOS 10 MANDAMENTOS



 

Todo mundo conhece os 10 mandamentos, certo? Errado. Para começar, quais são os famosos 10 mandamentos:

 

Eu sou YHWH, teu Elohim, que te fiz sair da terra do Egito, da casa dos escravos. Não terás outros deuses em desafio a Mim. Não farás imagem esculpida, referindo-se a ídolos, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adorá-las-á, nem prestar-lhes-á culto, porque eu, YHWH, teu Elohim, sou Elohim zeloso, e que puno o erro dos pais nos filhos até sobre a terceira geração e sobre a quarta geração dos que me odeiam, mas que uso de benevolência para com até a milésima geração dos que me amam e que guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome de YHWH, teu Elohim, em vão, pois YHWH não considera impune aquele que tomar seu nome em vão. Lembra-te do dia do Shabat, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o Shabat de YHWH, teu Elohim. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez YHWH o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso YHWH abençoou o dia do Shabat, e o santificou. Honra a teu pai e a tua mãe, a fim de que os teus dias se prolonguem sobre o solo que YHWH, teu Elohim, te dá. Não assassinarás. Não cometerás adultério. Não furtarás. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo. Êxodo 20:2-17

 

Resumindo, os 10 mandamentos são:

 

1. Eu sou YHWH, teu Elohim.

2. Não terás outros deuses além de Mim e não farás para ti nenhum ídolo.

3. Não tomarás o nome de YHWH, teu Elohim, em vão.

4. Lembra-te do dia do Shabat, para o santificar.

5. Honra a teu pai e a tua mãe.

6. Não assassinarás.

7. Não cometerás adultério.

8. Não furtarás.

9. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.

10. Não cobiçarás.

 

A divisão dos mandamentos varia um pouco em alguns grupos. O problema é que além disso, também alteram o conteúdo, contrariando a proibição da Torah que sejam feitos acréscimos ou subtrações.

 

Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos de YHWH vosso Elohim, que eu vos mando. (Devarim/Deuteronômio 4:2)

 

No Concílio de Laodicéia, foi realizada a mudança do dia do Shabat para o domingo, mudança essa que foi seguida pelas outras igrejas protestantes. Porém a Bíblia (e estou falando de qualquer Bíblia), seja judaica, evangélica ou católica, deixa claro que o 4º mandamento diz respeito ao sábado, ou seja o Shabat.

 

E o engraçado é que defendem o cumprimento dos demais mandamentos, pregam o dízimo, que nem faz parte dos 10 mandamentos, mas não guardam o Shabat. E pior, criticam os que o guardam!

 

Algumas pessoas tentam nos convencer de que o Shabat foi dado “apenas” aos filhos de Israel e que os gentios não precisam cumpri-lo, que é coisa de judeu etc. Engraçado, o dízimo também foi ordenado aos filhos de Israel, não é mesmo?

 

Sem querer entrar na questão sobre as duas casas, a Torah é clara quando diz que os mandamentos dados por YHWH são válidos para todos os que desejam segui-Lo:

 

Uma mesma Torah haja para o natural e para o estrangeiro que peregrinar entre vós. (Ex. 12:49)

 

E Isaias 56:6-7 ainda é mais claro sobre esta questão do Shabat:

 

E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem a YHWH, para o servirem, e para amarem o nome de YHWH, e para serem seus servos, todos os que guardarem o Shabat, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. (Is. 56:6-7)

 

A Bíblia é clara, então porque o homem deliberadamente resolveu ignorá-la, aproveitando apenas o que é conveniente? Pregam sobre o dízimo, inventam dogmas e doutrinas, mas rejeitam a Torah de YHWH como Ele nos deu.

 

Parece que à medida em que o tempo passa, mais gente crê na Bíblia, porém menos gente lê a Bíblia. Mas será que o mesmo pode ser dito acerca daqueles que lideram o povo? Ou será que simplesmente não desejam sair de sua zona de conforto?

 

Por Shlomo Ben Yisra’el

 

Comentários

  1. Evidente que o dia sabático descrito em Hebreus é o dia de HOJE, todos dias, assim como YESHUA, devemos priorizar e santificar nossas vidas em adoração ao SENHOR.

    ResponderExcluir
  2. Shalom!

    Quando o texto bíblico em Hebreus informa que “... resta ainda um repouso para o povo de Elohim” (Hebreus 4:9), ele está apontando para o reino messiânico futuro, ou seja, o sétimo milênio, pois assim como o homem trabalha seis dias e descasa no sétimo, e a terra é cultivada seis anos e descansa no sétimo ano, o governo humano durará seis milênios para, então, pelo Messias Yeshua, nos introduzir no reino messiânico. O contexto desse capítulo deixa isso claro, principalmente pelo exemplo de Josué ao conduzir o povo para conquista da terra prometida.

    Além disso, o escritor de Hebreus conclama, assim como fez o rei Davi no salmo 95, para que não endurecessem o seu coração, a exemplo do povo que pereceu no deserto a caminho da terra prometida, mas que se comprometessem a darem ouvidos HOJE a palavra de Elohim. Nada impede que santifiquemos nossas vidas em adoração a Elohim todos os dias. Porém, Ele mesmo deixou estabelecido um dia específico que é o Shabat, o sétimo dia da semana. Pela profusão de textos nas Escrituras que ratificam esse mandamento, não cabe qualquer outra interpretação.

    Entendo o seguinte: aqueles que quiserem podem adorar e cultuar a Elohim durante toda a semana, inclusive no domingo. Porém, existe um dia especial em que há ordem expressa para a abstenção de toda a atividade secular e consagração absoluta a YHWH: que é o Shabat (sábado).

    Que YHWH te abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A INCOERÊNCIA TEOLÓGICA

    Dias atrás estava conversando com alguns evangélicos e sobre o porquê de seguirem aquilo que seguem. Por exemplo: a mulher não poder usar calça, o crente não poder fazer tatuagens, dentre outras coisas.   Quando questionados, claramente em alto e bom som, a maioria fala que não! Retruquei com um simples por quê? Um respondeu: - "Acho que pode sim, não vejo problema algum!"   Outro contrariando, falou: - "O pastor diz que a mulher não pode usar calça e pronto!"   E outro complementou: - "O pastor disse, mas eu não vejo nada na Bíblia que fala de mulher não poder usar calça!"   Um mais ferrenho disse: - "Isto é doutrina, então deve ser seguido!"   Aí perguntei: - "Doutrina? Baseada em que? Por acaso está na Bíblia?"   Recebi uma resposta: - "Tem sim! Na Bíblia, numa parte fala que a mulher não pode usar roupa de homem, e homem não pode usar roupa de mulher!"   Está aí a resposta, ent

EM QUE DIA MORREU YESHUA: SEXTA OU QUARTA-FEIRA?

    É verdade que Yeshua (Jesus) ressuscitou no domingo de manhã? Alguns advogam que o domingo se tornou o dia de guarda, baseados nesta ideia. Seria isto verdade? É certo considerar parte de um dia, como sendo 24 horas?   O MASHIACH E O SINAL DE JONAS   Sem levar em conta a história de Jonas, não haveria prova positiva com a qual refutar o protesto de que o Mashiach (Messias) da Bíblia era um impostor; porque Ele mesmo disse para alguns incrédulos escribas e fariseus, os quais duvidaram de sua verdadeira identidade, embora o tenham visto fazer milagres, que não seria dado outro sinal além daquele de Jonas, para justificar a sua afirmação messiânica.   Então alguns escribas e fariseus lhe disseram: Mestre, gostaríamos de ver da tua parte algum sinal. E Ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas. Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do home

FÉ NO FUTURO

    Alguma medida do radicalismo que é introduzido no mundo pela história do Êxodo pode ser vista na tradução errada das três palavras-chave com as quais Elohim Se identificou a Moisés na Sarça Ardente.   A princípio, Ele se descreveu assim:   “Eu sou o Elohim de teu pai, o Elohim de Abraão, o Elohim de Isaque e o Elohim de Jacó” .   Mas então, depois que Moisés ouviu a missão para a qual seria enviado, ele disse a Elohim:   “ Suponha que eu vá aos israelitas e lhes diga: 'O Elohim de seus pais me enviou a vocês', e eles me perguntam: 'Qual é o nome dele?' Então o que devo dizer a eles? Foi então que Elohim respondeu, enigmaticamente, Ehyeh Asher Ehyeh (Ex. 3:14).   Isto foi traduzido para o grego como ego eimi ho on , e para o latim como ego sum qui sum , significando 'Eu sou quem sou', ou 'Eu sou Aquele que é'. Todos os teólogos cristãos primitivos e medievais entenderam que a frase falava de ontologia, a natureza metafísica da e