Pular para o conteúdo principal

A MORTE ESPIRITUAL E A RESSURREIÇÃO DA NAÇÃO ISRAELITA



No livro de Ezequiel, capítulo 37, o profeta é inspirado pelo El Elion (Elohim Altíssimo) para dar uma profecia muito interessante a respeito da condição e da redenção da nação de Israel. Essa profecia parece ser um pouco controversa, porque muitos homens com pouca compreensão das coisas Kadoshim (Separadas, Santas) de Yahweh, têm tentado explicar isso. Já ouvi muito líder cristão ligar esta profecia em algo diferente do que realmente é, dando conotação aplicada a sua conveniência religiosa.

 

• O que Yahweh está dizendo pela boca de Ezequiel?

• O que ou quem são os ossos secos?

• Qual é o simbolismo ou significado desta profecia?

 

Sob a orientação e vontade de Yahweh, mostraremos o que esta profecia importante significa e para quem se dirige. Proporcionaremos uma maior compreensão dos propósitos dados a Israel e sua representatividade no contexto escritural, bem como o seu papel diante da humanidade.

 

Veio sobre mim a mão de Yahweh, e ele me fez sair no Espírito de Yahweh, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. (Ezequiel 37:1,2)

 

Yahweh está dando ao profeta Ezequiel uma visão de um vale que está cheio de ossos. Esses ossos eram pessoas, a Casa de Israel (10 tribos lideradas por Efraim). Israel foi morto por tanto tempo, tornando-se esqueletos. Não há sinal de vida nessas pessoas. À medida em que avançarmos neste estudo, veremos que Yahweh está mostrando a Ezequiel, não uma morte física, mas sim uma morte espiritual.

 

E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Adonai Yahweh, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. (Ezequiel 37:3,4)

 

Yahweh comanda Ezequiel para profetizar a estes ossos para que ouçam suas palavras. Agora isso nos mostra que os ossos não são um povo fisicamente morto, porque não se profetiza a pessoas mortas ou aos seus ossos. Pessoas mortas não podem ouvir, por isso sabemos que isso é simbólico. Yahweh equipara a condição de Israel com a dos mortos, os ossos secos em um vale. Devemos examinar como e quando a Casa de Israel se tornou espiritualmente morta.

 

Quando Efraim falava, tremia-se; foi exaltado em Israel; mas ele se fez culpado em Baal, e morreu. E agora multiplicaram pecados, e da sua prata fizeram uma imagem de fundição, ídolos segundo o seu entendimento, todos obra de artífices, dos quais dizem: Os homens que sacrificam beijem os bezerros. Por isso serão como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que cedo passa; como folhelho que a tempestade lança da eira, e como a fumaça da chaminé. (Oséias 13:1-3)

 

Quando os israelitas foram após outros deuses e serviram-lhes, eles morreram. Eles deixaram de servir a Yahweh e morreram espiritualmente.

 

O homem que anda desviado do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará (Provérbios 21:16)

 

A Casa de Israel se dirigiu para fora do caminho do entendimento, ou seja, rejeitou o conhecimento e agora encontra-se na congregação dos mortos. Israel é um povo morto espiritualmente, perdeu sua identidade e agora estamos duas vezes mortos ou como Ezequiel diz que somos ossos mui secos.

 

Vejam o que diz em Mateus 8:21-22:

 

E outro de seus discípulos disseram-lhe: Mestre, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Yeshua disse-lhe: Segue-me e deixe que os mortos enterrem seus mortos

 

Yeshua estava dizendo para deixar os mortos (espiritualmente) enterrar os mortos (fisicamente). Todos eram israelitas. Eles viviam em Israel, eram parte da comunidade judaica. Yeshua se referia a um Israel (a Casa de Israel e a Casa de Judá) espiritualmente morto.

 

Temos sido mortos por um longo tempo como mostra Yahweh no livro de Isaías:

 

Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos. Povo que de contínuo me irrita diante da minha face, sacrificando em jardins e queimando incenso sobre altares de tijolos. Que habita entre as sepulturas, e passa as noites junto aos lugares secretos; come carne de porco e tem caldo de coisas abomináveis nos seus vasos. 

(Isaías 65:2-4)

 

Yahweh disse que Israel está morto, no versículo 4 ele diz que continuam entre os túmulos. O que há na sepultura? Pessoas mortas. Israel se recusou a ouvir a palavra de Yahweh, mas perceba o que ele diz no versículo 3 Yahweh diz:

 

Povo que de contínuo me irrita diante da minha face

 

Yahweh não iria ouvi-los e aplicaria uma penalização para fazê-los entender.

 

Assim diz Adonai Yahweh a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou Yahweh. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. (Ezequiel 37:5-8)

 

Yahweh disse a Ezequiel para profetizar para os ossos e o profeta fez como lhe foi ordenado. A Escritura diz que os ossos ouviram (Ouve Israel) Ezequiel, se juntaram fazendo surgir nervos e carne, reconstituindo assim o corpo, mas eles ainda permaneciam sem vida (mortos).

 

Esta etapa representa a informação que nos disseram que somos os israelitas das Escrituras (a casa de Israel - Efraim) e que pertencemos ao verdadeiro povo escolhido. Ao ouvimos isso, despertamos para querer ouvir a Torá (lei) e a encontrar o caminho justo. Mas, ao mesmo tempo, nossa tendência de permanecer no Egito (representando o sistema mundano de transgressão a Torah) e a recusa a nos submetermos totalmente a Yahweh, nos impede de termos vida. Começamos a ver e sentir, mas ainda estamos mortos. Não queríamos ouvir o que diz Yahweh em sua palavra. Queríamos continuar a servir aos falsos deuses (Jesus, Deus, Senhor, Jeová etc.), a falsa doutrina e assim, portanto, permanecer entre os mortos.

 

Para obter nessas pessoas um despertar, Yahweh tinha que fazer alguma coisa para eles.

 

E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Adonai Yahweh: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. 

(Ezequiel 37:9)

 

Os ventos ainda estão a soprar sobre Israel hoje, e por isso muitos de nós estão começando a despertar. Nossos inimigos, por permissão de Yahweh, estão executando as maldições de Deuteronômio 28 e Levítico 26 em nós. E é exatamente isso que está acordando-nos e fazendo-nos ouvir as palavras do El Elion (Elohim Altíssimo)!

 

E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. (Ezequiel 37:10,11)

 

Depois que Ezequiel profetizou aos ventos e este soprou sobre a eles, eles recuperaram a vida e tornaram-se uma nação justa, a qual Yahweh sempre quis que fossem. Eles já não eram um povo morto, mas vivo! Isto é o que vai acontecer com Israel quando do retorno de Yeshua, o Messias.

 

Vinde, e tornemos a Yahweh, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. 

(Oséias 6:1,2)

 

Não alguns de nós, mas todos nós, Yahweh disse que os ossos secos foram toda a casa de Israel. Esta profecia está sendo cumprida agora, como falamos, a carne está agora sobre os ossos secos e o vento está soprando ar para eles. Nós ficaremos cada dia mais firmados em nossos pés, como um poderoso exército justo e forte, como testemunho da execução do julgamento perfeito de Yahweh sobre toda a terra.

 

Yochanan Ben Levy

Texto adaptado e revisado por Francisco Adriano Germano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A INCOERÊNCIA TEOLÓGICA

    Dias atrás estava conversando com alguns evangélicos e sobre o porquê de seguirem aquilo que seguem. Por exemplo: a mulher não poder usar calça, o crente não poder fazer tatuagens, dentre outras coisas.   Quando questionados, claramente em alto e bom som, a maioria fala que não! Retruquei com um simples por quê? Um respondeu: - "Acho que pode sim, não vejo problema algum!"   Outro contrariando, falou: - "O pastor diz que a mulher não pode usar calça e pronto!"   E outro complementou: - "O pastor disse, mas eu não vejo nada na Bíblia que fala de mulher não poder usar calça!"   Um mais ferrenho disse: - "Isto é doutrina, então deve ser seguido!"   Aí perguntei: - "Doutrina? Baseada em que? Por acaso está na Bíblia?"   Recebi uma resposta: - "Tem sim! Na Bíblia, numa parte fala que a mulher não pode usar roupa de homem, e homem não pode usar roupa de mulher!"   Está aí a resposta, ent

EM QUE DIA MORREU YESHUA: SEXTA OU QUARTA-FEIRA?

    É verdade que Yeshua (Jesus) ressuscitou no domingo de manhã? Alguns advogam que o domingo se tornou o dia de guarda, baseados nesta ideia. Seria isto verdade? É certo considerar parte de um dia, como sendo 24 horas?   O MASHIACH E O SINAL DE JONAS   Sem levar em conta a história de Jonas, não haveria prova positiva com a qual refutar o protesto de que o Mashiach (Messias) da Bíblia era um impostor; porque Ele mesmo disse para alguns incrédulos escribas e fariseus, os quais duvidaram de sua verdadeira identidade, embora o tenham visto fazer milagres, que não seria dado outro sinal além daquele de Jonas, para justificar a sua afirmação messiânica.   Então alguns escribas e fariseus lhe disseram: Mestre, gostaríamos de ver da tua parte algum sinal. E Ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas. Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do home

FÉ NO FUTURO

    Alguma medida do radicalismo que é introduzido no mundo pela história do Êxodo pode ser vista na tradução errada das três palavras-chave com as quais Elohim Se identificou a Moisés na Sarça Ardente.   A princípio, Ele se descreveu assim:   “Eu sou o Elohim de teu pai, o Elohim de Abraão, o Elohim de Isaque e o Elohim de Jacó” .   Mas então, depois que Moisés ouviu a missão para a qual seria enviado, ele disse a Elohim:   “ Suponha que eu vá aos israelitas e lhes diga: 'O Elohim de seus pais me enviou a vocês', e eles me perguntam: 'Qual é o nome dele?' Então o que devo dizer a eles? Foi então que Elohim respondeu, enigmaticamente, Ehyeh Asher Ehyeh (Ex. 3:14).   Isto foi traduzido para o grego como ego eimi ho on , e para o latim como ego sum qui sum , significando 'Eu sou quem sou', ou 'Eu sou Aquele que é'. Todos os teólogos cristãos primitivos e medievais entenderam que a frase falava de ontologia, a natureza metafísica da e