Compilei algumas perguntas que normalmente são realizadas sobre o tema: Yeshua é YHWH?
1) SE O TEXTO EM HEBRAICO DE DEUTERONÔMIO 6:4 DIZ QUE O ETERNO É UM, ONDE NO NOVO TESTAMENTO, DIZ QUE ELE É DOIS?
R) Nenhum texto das Escrituras indicará que o ETERNO é dois! Que o ETERNO não o permita! O que nos propormos a fazer é identificar que o ETERNO pode se manifestar em diferentes aspectos. Isso não invalida este Mandamento, pelo contrário reafirmamos que somente o ETERNO pode salvar o homem. Curiosamente em Apocalipse 4.5 revela algo interessante:
E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Elohim. (Apocalipse 4:5)
Como afirmado anteriormente, o ETERNO é UM. Porém se usarmos a lógica empregada por aqueles que não compreendem a identidade do Messias para interpretar esse texto, quem se arriscaria a dizer que o ETERNO seja composto de 7 pessoas? Aqui eles corretamente afirmam que o ETERNO possui diferentes aspectos. Mas quando se trata do Messias, porque ele veio em carne, mudam a sua forma de interpretar as Escrituras, só para poder adequar o seu sistema de crenças. Qual a dificuldade em aceitar que Ele possa se manifestar também em carne, e continuar sendo quem Ele é, como corretamente indica o escritor de Hebreus:
Havendo Elohim antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. (Hebreus 1:1-4)
2) SE O MESSIAS É DEUS, ENTÃO TEMOS DOIS DEUSES?
R) Que, sendo em forma de Elohim, não teve por usurpação ser igual a Elohim, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Elohim o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Yeshua se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Yeshua HaMashiach é o SENHOR (MarYah), para glória de Elohim Pai. (Filipenses 2:6-11).
Qual o ser humano poderia receber tamanho destaque a ponto de glorificar ao ETERNO? Outros textos que estão relacionados:
E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse. (Isaías 40:5)
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14)
E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. (Mateus 25:31)
O interessante é que o ETERNO diz por intermédio de Isaías, que não dá a sua glória a outrem:
Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. (Isaías 42:8)
3) NO HEBRAICO DIZ QUE A MANIFESTAÇÃO DE DEUS É O "ESPÍRITO DO SANTO". ONDE DIZ QUE A MANIFESTAÇÃO DE DEUS É UMA PESSOA DA UNICIDADE?
R) O SENHOR teu Elohim te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; conforme a tudo o que pediste ao SENHOR teu Elohim em Horebe, no dia da assembleia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR teu Elohim, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. Então o SENHOR me disse: Falaram bem naquilo que disseram. Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele. (Deuteronômio 18:15-19)
O contexto dessa passagem indica que o povo teve medo de ouvir as palavras da boca do ETERNO, e por isso ele levantaria um Profeta (e não os profetas) como Moisés (que fala com o ETERNO face a face). Compare com o que Yeshua diz:
Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai. Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Yeshua disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Elohim tem ouvido; Abraão não fez isto. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um Pai, que é Elohim. Disse-lhes, pois, Yeshua: Se Elohim fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Elohim; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. (João 8:38-42)
4) AS PROFECIAS SOBRE O MESSIAS É A RESPEITO DE UM HOMEM, DESCENDENTE DE JUDÁ, DA LINHAGEM DE DAVID. PORQUE NÃO HÁ PROFECIA SOBRE A VINDA DE UM DEUS?
R) Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. (Zacarias 12:10)
O texto de Zacarias deixa claro quem de quem se refere, pois quem está narrando os fatos não é o profeta, nem nenhum homem designado, mas o próprio ETERNO! No fim dos dias, ao cumprir a profecia os habitantes de Judá reconhecerão que era Aquele que foi transpassado e morto pelos pecados de Israel. Eles não estrão a chorar por qualquer líder, artista ou herói humano. Eles reconhecerão o Messias!
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Yeshua: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. (João 14:8-13)
5) O MESSIAS SERVIU AO PAI, ADOROU AO PAI E MESMO DEPOIS DE IR PARA O CÉU O PAI CONTINUOU SENDO O SEU DEUS. COMO É QUE UM DEUS TEM UM DEUS E PAI?
R) E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Yeshua, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Elohim meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. (João 20:26-29)
Era necessário que o Messias enquanto homem, estivesse subordinado ao Pai. Entender o relacionamento que existe entre o Pai e o Filho é crucial para evitar a confusão que se faz hoje, uma vez que as pessoas entendem os termos “Pai” e “Filho” como seres separados e distintos. Mas o sentido pretendido pelos textos bíblicos é identificar que o Messias tem origem no Pai e lhe é subordinado, algo que o conceito trinitário não possui e os demais crentes em Yeshua têm dificuldades em compreender: Por isso, ao final dessa era, o Filho sujeitará todas as coisas ao Pai:
Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Elohim seja tudo em todos. 1 Coríntios 15:27,28
6) O APÓSTOLO PAULO ENSINOU QUE HÁ UM SÓ DEUS E UM SÓ MEDIADOR, ONDE ESTÁ A UNICIDADE NO ENSINO DE PAULO?
R) Para se entender a construção lógica do que o apóstolo Paulo está comunicando é preciso perceber que o ETERNO age de forma distinta para fins específicos. Quando ele diz que há um só Elohim e um só Mediador, ele está indicando que Yeshua possui esse atributo de Mediador enquanto homem:
Porque há um só Elohim, e um só Mediador entre Elohim e os homens, Yeshua HaMashiach homem. (1 Timóteo 2:5)
Ademais o texto de Filipenses referenciado anteriormente é bem claro quando informa que o ETERNO se esvaziou para se tornar humano. Quando o Apóstolo Paulo emprega esse tipo de lógica, ele está focando nos atributos designados. Veja um outro texto:
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Elohim e nosso Senhor Yeshua HaMashiach; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. (Tito 2:13,14).
7) EM APOCALIPSE TEMOS MUITAS REFERÊNCIAS AO QUE ESTÁ ASSENTADO NO TRONO E AO CORDEIRO. ONDE ESTÁ A UNICIDADE, OU A SEGUNDA PESSOA DELA?
O Mashiach indica que o ETERNO não tem forma. Então por que Ele teria um trono visível?
Elohim é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24)
O Apocalipse indica que ninguém poderia abrir o livro que estava na mão daquele que estava assentado, o qual estava selado por dentro e por fora. Quem seria esse ser que está assentado no trono e quem seria este que recebeu autoridade para abrir o livro?
8) NA ORAÇÃO DE JESUS (JOÃO 17), O MESSIAS PEDE AO PAI PARA QUE OS SEUS SEGUIDORES RECONHEÇAM AO PAI SENDO O ÚNICO DEUS VERDADEIRO...ONDE ESTÁ A UNICIDADE?
R) Nas Escrituras há passagens onde o ETERNO interage com Ele mesmo. Yeshua enquanto homem estava subordinado ao Pai. Quando Yeshua procura Yochanan haMatbil (João Batista), Yochanan assim o questiona:
Então veio Yeshua da Galiléia ter com Yochanan, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas Yochanan opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Yeshua, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. (Mateus 3:13-15)
Em outra ocasião o Messias informa claramente que é Ele quem responde às orações que forem endereçadas ao Pai. Se Yeshua é um simples ser humano como poderia se colocar nessa posição, respondendo orações?
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. (João 14:12-14)
E Yeshua, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Elohim? (Marcos 2:5-7)
9) OS APÓSTOLOS PAULO E PEDRO DISSERAM: "BENDITO SEJA O DEUS E PAI DE NOSSO SENHOR JESUS". FAZ SENTIDO ESSA FRASE QUANDO EXISTE UMA UNICIDADE?
R) Faz todo sentido por tudo que já foi relatado aqui. Como enviado do ETERNO para resgate do seu povo, Ele tem uma origem, um vínculo que o conecta a sua missão nessa terra.
O ponto principal para quem não aceita que Yeshua seja YHWH que se fez carne reside no fato do Cristianismo ter adotado um conceito pagão para tentar explicar a identidade do Messias. E qualquer outra explicação que seja oferecida, mesmo com respaldo das Escrituras e da tradição judaica, que seja minimamente parecido com a explicação cristã, será suficiente para essas pessoas rejeitarem.
Se retornarmos para o momento da crucificação do Messias, qual foi a acusação que os líderes judeus estavam oferecendo?
Yeshua, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Elohim vivo que nos digas se tu és o Mashiach, o Filho de Elohim. Disse-lhe Yeshua: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita de Elohim, e vindo sobre as nuvens do céu. Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia. (Mateus 26:63-65)
Veja que o Sumo Sacerdote o estava acusando de ter blasfemado, por se fazer igual a Elohim. Por isso insistiram com os romanos para o matar. Pergunto: Se o Messias é quem Ele diz que é (ou seja, YHWH), Ele foi acusado injustamente pelo Sumo Sacerdote, pagando o preço dos nossos pecados.
Porém, se Ele é apenas um homem, como muitos estão atribuindo hoje em dia, o Sumo Sacerdote está correto em condená-lo e Ele não teria pago o preço dos nossos pecados e ainda estamos condenados!
Para outras informações, sugiro os artigos a seguir:
Yeshua como Baal Torah:
https://ocaminhodeyeshua.blogspot.com/2021/01/yeshua-como-baal-tora.html
Yeshua enquanto Elohim:
https://ocaminhodeyeshua.blogspot.com/2021/01/yeshua-enquanto-elohim.html
Também sugiro assistir os vídeos a seguir:
A linhagem Davídica de Yeshua:
A Identidade de Yeshua:
50 provas na Tanach que Yeshua é YHWH:
Que YHWH te abençoe!
Francisco Adriano Germano
Comentários
Postar um comentário